Escoliose, não espere para ver
Escoliose Leve
Escoliose, não espere para ver!
Por definição, a escoliose leve é uma curvatura espinhal com uma medição do ângulo de Cobb de 10° a 25°.
Por que cerca de 90% dos casos vemos curvas de escoliose moderadas e graves e não leves? Bem, para iniciantes, nem todas as crianças são diagnosticadas quando a escoliose está na fase leve. Se seu filho foi, você tem a oportunidade de responder. Embora seu médico ou pediatra provavelmente lhe diga que não há nada a ser feito neste momento, além de fazer um raio-x em alguns meses, discordamos dessa filosofia.
“A escoliose estrutural precoce é mais passível de tratamento conservador devido ao potencial de crescimento residual da coluna vertebral.(1) "
Muitos pacientes que chegam até nós têm ângulos de Cobb maiores, que começaram nos estágios amenos e, embora sob vigilância médica, sua escoliose progrediu em cada raio-x semestral ou trimestral.
Se você tem um filho cuja escoliose foi detectada precocemente e atualmente está na faixa moderada, considere-se afortunado se estiver disposto a tomar as medidas apropriadas. A experiência clínica nos mostrou que a escoliose pode ser controlada não cirurgicamente. Dependendo de onde uma curvatura cai no espectro de leve a moderada e no estágio de crescimento, há decisões a serem tomadas e intervenções que podem afetar positivamente a escoliose. Resultados do ângulo Cobb na maturidade esquelética – com gerenciamento e conformidade.
Consideramos “assistir e esperar” ou “não fazer nada” desaconselhável na maioria dos casos. Sabemos que esse conselho provavelmente contrasta diretamente com o conselho do seu cirurgião ortopédico. Certamente, se uma criança tem dez, onze ou doze anos e tem uma curvatura abaixo de 15°, não é motivo de alarme. No entanto, se uma criança tiver um potencial de crescimento significativo, esperar seis meses pelo próximo raio-x pode ser muito longo – vimos isso documentado no raio-x – especialmente se ocorrer um grande surto de crescimento durante esse período.
Quando uma criança tem um ângulo de 15° a 20° Cobb e tem um potencial de crescimento significativo, existem intervenções simples que ensinamos a crianças mais velhas, pré-adolescentes e adolescentes que podem e ajudam o paciente em conformidade.
Quando uma curva é superior a 20° e a criança tem um potencial de crescimento significativo, serão introduzidos exercícios e talvez nossos Colete 3D Schroth (Único totalmente Compatível com Schroth). O tratamento usando exercícios para escoliose ou órtese depende da idade, maturidade esquelética (Sinal de risser) e potencial de crescimento. As correções na cinta são mais facilmente alcançáveis quando a coluna de uma criança ainda é flexível.
Do nosso ponto de vista, a maneira de pensar “esperar para ver” coloca crianças que não precisam estar em risco. Os pais devem saber que há oportunidade de retardar, interromper ou reverter a progressão e gerenciar a escoliose para um resultado mais bem-sucedido, em vez de seguir o cenário de “assistir e esperar”. Se uma curva estiver acima de 20° e o risco de progressão não for alto (por exemplo, um paciente na adolescência com um sinal mais alto de Risser), o exercício específico do padrão poderá impedir a necessidade de se preparar completamente e impedir a progressão.
Os pais devem reagir quando a escoliose ameaça. Os críticos dizem que isso acabou com o tratamento e fornecem o argumento de que nem toda escoliose curva o progresso. Você deve entender que os cirurgiões são os porteiros do tratamento da escoliose e não são treinados em métodos de reabilitação física. De fato, eles passaram as décadas anteriores negando que os métodos de exercício possam ser úteis – para aprender mais sobre essa escoliose e a coluna humana, pelo Dr. Martha C. Hawes. Além disso, a fisioterapia geral não é suficiente; a reabilitação da escoliose deve ser específica do padrão de curva para ser eficaz. Além disso, não há médicos e existem poucos terapeutas qualificados no Brasil que são treinados especificamente no Método Schroth ISST . O Instituto de Escoliose facilita o aprendizado e a aplicação do Método Schroth ISST através de seus cursos de treinamento e formação nos mais novos desenvolvimentos dessa técnica específica para escoliose.
Dependendo do potencial de crescimento que uma criança tem e do risco de progressão, equiparamos nossa abordagem proativa à escoliose leve a uma apólice de seguro, em vez de jogar com a saúde de uma criança. Não tratada, talvez a escoliose do seu filho progrida – talvez não, mas vale a pena arriscar com a saúde do seu filho?
Finalmente, de acordo com a história natural da escoliose segundo Weinstein, curvas mantidas em 30o ou menos têm menos probabilidade de progredir na idade adulta. Alguns meses assistindo e esperando podem acabar sendo um grande erro. Há uma pequena janela de oportunidade para tratar e gerenciar a escoliose de maneira conservadora. É nossa firme convicção que a hesitação pode potencialmente ser um erro caro, assim diante da escoliose, não espere.
O problema da escoliose idiopática adolescente é que ninguém ainda precisa determinar cuja curva progredirá e quem não o fará. Se você tem um histórico familiar de escoliose, obviamente a probabilidade é maior.
Se o seu filho for diagnosticado com escoliose no estágio leve, o Método Schroth ISST é a metodologia fornece técnicas para gerenciamento que podem ajudar a estabilizar a coluna. Você tem a oportunidade de responder e fazer a diferença para o seu filho se ele estiver disposto a ser um paciente compatível.
Escoliose moderada
O que escoliose moderada?
Por definição, escoliose moderada é uma curvatura espinhal com um grau de 25° a 44°, Medição do ângulo de Cobb.
Quando a gravidade da escoliose de um paciente progride para a categoria moderada, pais e pacientes geralmente ficam confusos sobre o próximo passo mais apropriado no tratamento da escoliose. A progressão da curva pode ser assustadora, e as recomendações de tratamento às vezes são confusas. Aqueles na extremidade menor do ângulo Cobb de escoliose moderada geralmente são aconselhados a preparar seu filho (se eles ainda tiverem uma quantidade significativa de potencial de crescimento) enquanto aqueles que estão no ângulo maior de Cobb de escoliose moderada costumam ser informados de que é tarde demais para se preparar e que eles podem ser um “candidato à cirurgia. Então diante da escoliose, não espere.
”No Instituto de Escoliose, nosso objetivo é ajudar os pacientes a evitar a cirurgia de escoliose através do nosso programa de reabilitação de exercícios Método Schroth e o Colete 3D Schroth Cheneau (que aborda curvas moderadas e até severas).
(1) Aulisa L, Lupparelli S, Pola E, Aulisa AG, Mastantuoni B, Pitta L. Biomecânica do tratamento conservador de curvas escolióticas idiopáticas na “área cinzenta” cirúrgica. Stud Health Technol Inform. 2002; 91: 412-8.
(3) Westrick ER, Ward WT . Escoliose idiopática do adolescente: resultados cirúrgicos baseados em evidências de 5 a 20 anos. J Pediatr Orthop. 2011;31)(1 Suppl): S61 – S68.
(4) Mueller FJ, Gluch H . Instrumentação de cotrel-dubousset para a correção da escoliose idiopática adolescente. Resultados a longo prazo com uma alta taxa de revisão inesperada. Escoliose. 2012;7(1): 13. doi: 10.1186 / 1748-7161-7-13.